A preocupação com as questões socioambientais está crescendo exponencialmente no mundo, a vista disso, empresas tanto nacionais quanto internacionais vêm optando por modelos de negócios mais sustentáveis.
O propósito é reduzir impactos nocivos à natureza, como a emissão de gases poluentes, evitar a escassez de recursos pela alta demanda e considerar a preservação ambiental nas atividades exercidas pelos empreendimentos.
Energia solar fotovoltaica no campo
Diante desse panorama, foram criados selos e certificados para garantir que um projeto realmente atende as diretrizes rumo à sustentabilidade. Portanto, os diversos públicos têm a possibilidade de escolher empresas que apresentam como valor um comprometimento responsável com o meio ambiente.
No setor elétrico, a utilização de energia solar fotovoltaica se tornou uma opção que além de reduzir os custos, provém de uma fonte abundante no país, limpa e renovável. Posto isso, alguns certificados voltados para essas iniciativas estão disponíveis a fim de que as empresas comprovem o uso de energia não poluente em seus negócios.
O que é o selo solar?
Criado em 2012, o selo solar é um certificado que atesta o uso de fonte de energia solar fotovoltaica por unidades consumidoras. O Instituto para Desenvolvimento Alternativas para a América Latina (Ideal) em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) são os responsáveis pela sua criação, contando também com o suporte da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável.
Como estimular funcionários a economizar energia elétrica na indústria
As instituições contempladas por essa certificação podem ser desde entidades públicas ou privadas, indústrias e até mesmo residências. A sua obtenção não tem custos, ou seja, é concedida gratuitamente, desde que atenda a uma série de requisitos.
Entre eles:
- Para empresas é preciso a potência instalada de no mínimo 5kWp, ou então, deve ser comprovado que pelo menos 50% do consumo é proveniente de usinas solares fotovoltaicas.
- É necessário seguir as normas da Aneel (resolução 414/2010).
- Auditorias são realizadas, de tempos e tempos, por especialistas. Antecipadamente às análises obrigatórias, é bastante comum empresas de consultoria serem contratadas para examinar se estão de acordo com as exigências.
Vantagens do Selo Solar
Como mencionado anteriormente, os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre soluções sustentáveis para a reduzir impactos no ecossistema, logo, a procura por produtos eco-friendly vem sendo difundida em todos os setores do mercado.
Autoprodução e cogeração de energia: por que investir?
Portanto, as organizações que se preocupam com as questões ambientais saem na frente, gerando maior competitividade e conquistando o público engajado ao tema.
As fontes de energia têm implicação direta com a atenuação de gases poluentes e pode ser um fator decisivo para o consumo.
Por fim, o Selo Solar gera visibilidade para a empresa e os consumidores são capazes de reconhecer e apoiar a geração de energia solar fotovoltaica.
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