fbpx

O futuro que virou presente

A energia fotovoltaica no Brasil é uma solução limpa e renovável, cuja viabilidade há alguns anos esbarrava na falta de incentivos, conhecimento técnico e alto custo. Porém, esse cenário já começou a se modificar há alguns anos e hoje, cada vez mais unidades consumidoras estão sendo implantadas em todos os cantos do Brasil.

Ainda que tímida diante das mais de 884 milhões de unidades consumidoras totais do país, a energia fotovoltaica já soma 170 mil unidades com geração distribuída, equivalendo a 0,2% do total. As vantagens da energia fotovoltaica para a sociedade são muitas, entre elas, podemos citar a geração de empregos e oportunidades nos locais de instalação. Além disso, o consumidor passa a ser produtor, proporcionando-lhe maior autonomia.

A instalação de unidades de energia fotovoltaica contribui para a matriz energética como um todo, já que evita gastos com novas usinas de transmissão, infra-estrutura de distribuição, manutenção e perdas elétricas tanto na transmissão quanto na distribuição.

De acordo com a Absolar, até 2035, o crescimento da geração distribuída solar fotovoltaica no país, trará mais de R$ 13,3 bilhões em benefícios líquidos para todos os consumidores por meio de ganhos pela energia evitada, diminuição de perdas de transmissão e distribuição, bem como redução na contratação de garantia de geração. Somado a isso, o Brasil evitará a emissão de 5,38 milhões de toneladas de CO2.

A matriz elétrica brasileira é predominantemente renovável, contando com a energia hidrelétrica como base principal. Porém, já é uma realidade a contribuição das energias eólica e solar, esta última detendo 99,6% de todos os sistemas da Geração Distribuída.

O mundo e o Brasil estão se modernizando em todos os setores. No caso da energia elétrica, o modelo usado até hoje já não supre a demanda da sociedade moderna. O modelo tradicional é mais dispendioso devido a investimento em grandes empreendimentos de geração, linhas de transmissão e unidades de distribuição. Portanto, a tarifa para a energia elétrica brasileira é uma das mais altas do mundo. Cidadãos e empresas de todos os setores perdem investimentos em crescimento estratégico e geração de emprego visto que a fatura de energia é uma das despesas variáveis mais onerosas dentre todas.

A evolução da matriz elétrica brasileira calcada na contribuição da Geração Distribuída por meio da energia elétrica fotovoltaica produzida em residências e empresas, demonstra que o Brasil segue a tendência de outros países que já somam milhões de usuários, como Alemanha, Índia, China e Estados Unidos. A realidade da matriz elétrica fotovoltaica mundial mostra que a geração distribuída não é apenas um futuro distante e sim, uma realidade de evolução e inovação tecnológica à disposição de todos os consumidores.

Com esses dados, percebe-se, que o futuro já começou. A Testari tem anos de experiência no ramo de energia e múltiplos projetos instalados em empresas de diversos setores.  Solicite um orçamento e economize até 80% na conta de energia da sua empresa. Entre em contato com um de nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um consultor