A modalidade tarifária é o tipo de contratação de energia do usuário do mercado cativo, que são divididos em dois grupos, a saber, Grupo B, que refere-se aos usuários de baixa tensão e Grupo A, onde enquadram-se os usuários de alta tensão, conforme descrição da Aneel.
Quais as diferenças das modalidades?
Os consumidores que pertencem ao Grupo B possuem tarifa monômia, ou seja, a energia paga ao final do mês é aquela consumida em kW/h. Dessa forma, a tarifa monômia, como o próprio nome sugere, apresenta apenas um valor, que incluem todas as taxas de geração, transmissão e distribuição. Nesta modalidade estão incluídos residências, comércios e indústrias de pequeno porte.
Já os consumidores do Grupo A, pagam, além da energia consumida no período medido, a demanda contratada de acordo com a necessidade. Assim, a tarifa é binômia, apresentando os valores das taxas separadamente, além da demanda de ponta e fora de ponta. Aqui, incluem-se as indústrias de médio e grande porte que não possuem consumo suficiente para entrarem no Mercado Livre de Energia.
A economia de energia de cada modalidade tarifária
Os consumidores do Grupo B por possuírem uma contratação de energia mais simplificada, estão no cenário ideal para uma redução significativa na conta de energia, que pode chegar a 95% quando geram a própria energia. Já que beneficiam-se da Geração Distribuída na sua totalidade, excetuando-se a tarifa mínima, paga pela disponibilidade da rede.
Os consumidores do Grupo A possuem uma análise mais complexa em relação à Geração Distribuída, pois, gerando a própria energia, passam a não pagar mais pelo uso da energia, porém continuam pagando pela demanda que foi contratada. Nesta modalidade, ajustes mais minuciosos são realizados para otimizar ao máximo a gestão energética da empresa. A economia para consumidores dessa modalidade tarifária é de até 80%.
Leia também
– Conta-Covid: como driblar o aumento da tarifa
– Entenda a isenção do ICMS na Geração Distribuída
Os projetos de geração própria de energia sejam por fonte fotovoltaica, eólica ou outra renovável, são dimensionados após minucioso estudo de viabilidade técnica e em conformidade com os objetivos de gestão de cada empresa.
Por essa razão, a análise realizada é única para que cada projeto atenda às necessidades reais de produção. Portanto, um dos fatores de análise para determinar detalhes técnicos e traçar metas é o enquadramento da modalidade tarifária da empresa.
A Testari Energia realiza projetos personalizados de eficiência energética com geração de energia a partir de fonte fotovoltaica para indústrias, comércios e agronegócio. Solicite uma cotação.