fbpx

Energia reativa: não pague mais multas

Em primeiro lugar, vamos entender o que é energia reativa.

Trata-se da energia formada pelos campos elétricos e magnéticos dos equipamentos, tais como motores, transformadores, entre outros, em um sistema de corrente alternada e que não o produz trabalho efetivo.

A energia reativa é formada pelos equipamentos, pois o campo eletromagnético é necessário para o seu correto funcionamento. Porém, quando em excesso, demonstra baixa eficiência no uso da energia, aumentando a geração de calor, sobrecarga do circuito elétrico e falhas na distribuição dentro do estabelecimento.

Como a energia reativa é formada

De acordo com a figura abaixo, nota-se que a energia ativa é a energia útil, ou seja, é aquela realmente usada para a produção. Ao passo que a energia reativa surge como um efeito colateral do campo elétrico gerado, trata-se uma energia gerada e desperdiçada.

gif mostrando a energia reativa e ativa com setas
Coelba

As distribuidoras medem a eficiência das instalações elétricas dos consumidores calculando o Fator de Potência, que demonstra o quanto de energia útil (ativa) é utilizada. Portanto, o fator de potência representa o grau de eficiência de um sistema elétrico.

– TE e TUSD: entenda as tarifas da conta de energia
– Quais impostos são cobrados na energia solar?

Dessa forma, quanto maior o fator de potência, maior é o aproveitamento da energia dentro do sistema, ao passo que quanto menor for o fator de potência, indica uso ineficiente das instalações elétricas e sobrecargas.

Porque paga-se multa por energia reativa?

A legislação estabelece um limite para a energia reativa devido ao baixo aproveitamento da energia que chega à indústria. Pois, a energia reativa em excesso gera consequências para todo o sistema, tais como superaquecimento de condutores e transformadores das redes de distribuição e transmissão, bem como perdas por consumo excessivo, fazendo com que as geradoras produzam energia adicional.

Dentro do estabelecimento industrial, além do aumento na conta de energia, a sobrecarga do sistema causa variações de tensão levando a danos permanentes nos equipamentos e motores, o que diminui sua vida útil.

Como corrigir a energia reativa

Para a correção da energia reativa, é necessário instalar um banco de capacitores, responsável pela liberação da capacidade do sistema para instalação de novos equipamentos, trazendo alívio para o sistema.
Os fatores que interferem diretamente na sua conta de energia e o aumento da sobrecarga do sistema também devem ser propriamente corrigidos, tais como:

  • Equipamentos antigos
  • Equipamentos que sofreram muitas avarias e correções
  • Motores com potência maior do que a rede comporta
  • Cabeamento inadequado
  • Falta de modernização da rede elétrica para acomodar novos processos

A Testari Energia tem a solução certa para cada tipo de negócio. Ajudamos as indústrias a reduzirem sua conta de energia através de projetos construídos de acordo com a necessidade e objetivos de gestão de cada empresa.
Entre em contato conosco para saber mais.

Fale com um consultor