A conservação inadequada dos cabos e fios elétricos danificam o isolamento e aumentam o risco de acidentes. Portanto, manter em bom estado é prerrogativa para manter a vida útil dos cabos e evitar problemas com superaquecimento e curtos-circuitos.
Dessa forma, o ideal é que sejam realizadas revisões periodicamente para manter fios e cabos elétricos em boas condições.
Como manter a vida útil dos cabos?
A primeira dica é manter os cabos elétricos de maneira ordenada e organizada a fim de evitar dobras que podem danificar os fios por dentro da capa. Além disso, manter os cabos emaranhados leva ao superaquecimento.
Nos casos de aumento na quantidade de aparelhos, novos cabos precisam ser instalados. Para evitar reformas, utilize canaletas que passam por fora das paredes. Não utilize apenas o sistema antigo a fim evitar a sobrecarga, bem como, reduzir a vida útil dos cabos.
Energia Solar: 10 coisas que você precisa saber
Conta-Covid: como driblar o aumento da tarifa
Lembre-se também, que ao aumentar a produção ou adquirir equipamentos mais potentes, TODA a rede elétrica deve ser revista para que componentes sejam substituídos a fim de acomodar à nova demanda.
Ademais, NUNCA faça ligações provisórias e “puxadinhos” para acomodar novos processos e também nunca utilizar, em excesso, filtros de linha, extensões e benjamins para ligar na mesma tomada, diversos equipamentos. Essas práticas, além de danificarem equipamentos e reduzirem a sua vida útil, há um grande risco de eletrochoques e incêndios por superaquecimento e curtos-circuitos.
Realize periodicamente manutenções preditivas e preventivas para evitar paradas não planejadas da produção devido a danos de equipamentos por mal uso.
A Testari energia realiza projetos de eficiência energética que consiste em diagnosticar a rede da sua indústria. Apontamos todos os pontos de falhas e desperdícios de forma detalhada e minuciosa para a realização das devidas correções. Entre em contato conosco.