De acordo com Revista Forbes, investir em energias renováveis está tornando-se cada vez mais popular entre as grandes companhias, pois, além da conscientização a respeito dos impactos ambientais, está tornando-se cada vez mais atrativo investir neste setor.
Energia renovável envolve métodos de geração de energia que não esgotam as reservas naturais de combustível. Muitas empresas da indústria estão desenvolvendo novas maneiras de gerar energia que não causam impacto ambiental por meio da coleta de combustível e que aumentam a emissão de carbono.
Projeto pretende instalar energia solar em 76% das propriedades no Pantanal
A queima de combustíveis, seja gás natural, fósseis, carvão ou óleo, liberam poluentes no ar reduzindo a qualidade de vida de todos os habitantes do planeta. Devido a isso, houve grandes avanços tecnológicos para antipoluição nas últimas décadas, incluindo, por exemplo, injeção de combustível em automóveis e depuradores em chaminés a fim de reduzir as emissões de carbono. Porém, o ponto-chave está na redução do uso do carvão como combustível para geração de energia.
Apesar de todo esse avanço, ainda torna-se desafiador alcançar o estado de emissão zero de carbono, daí o foco em fontes de energia renovável, a maneira mais viável hoje de se alcançar tal meta.
Tipos de Energia Renovável
Muitos tipos de energia renovável estão sendo desenvolvidos e utilizados em diversos níveis de consumo. Os mais comuns são Solar, geotérmica, hidrelétrica e eólica.
No Brasil, temos a energia hidrelétrica como a fonte mais utilizada que compõe a base principal do sistema elétrico nacional. Seguida por eólica e solar fotovoltaica que chegam como forma de diversificar a matriz, além de serem alternativas mais acessíveis economicamente.
PCH e CGH: você sabe a diferença?
A energia solar fotovoltaica consiste na interligação de painéis fotovoltaicos que captam a energia do sol.
A energia solar é captada por usinas de pequeno, médio e grande porte, podendo ser instalados em telhados ou no solo.
Como investir em energias renováveis
Investir em energias renováveis pode ser simples como escolher uma ação indivisual, fundo mútuo ou fundo negociado na bolsa com foco em energia verde.
Outra forma de investir é compor um fundo, consórcio ou individualmente para a projeção e instalação de sua própria usina solar.
Nesta modalidade, é possível entrar com o investimento apenas e colher os resultados obtidos com a venda de energia.
Agora, se sua indústria é uma grande consumidora de energia elétrica, vale avaliar a possiblidade da projeção e implementação de uma usina própria para consumo na modalidade de autoprodução de energia.
Entenda mais sobre as modalidades da autoprodução de energia:
Autoprodução de energia: benefícios e modalidades
Com informações de Forbes
A Testari energia realiza consultoria de energias renováveis para indústrias, comércios e agronegócios. entre em contato conosco.