E aí, será que vale a pena o investimento de energia solar para indústria? Essa é uma pergunta simples para uma resposta complexa: depende.
Antes de mais nada, um projeto de energia solar deve levar em consideração tanto fatores inerentes à rede elétrica da empresa, quanto aos fatores ambientais. Sobretudo, deve-se alinhar essas condições aos objetivos de gestão.
Projeto de energia solar para indústria
Um projeto bem dimensionado inicia-se com uma análise minuciosa das instalações elétrica para apontar as devidas correções, afinal, você pode estar desperdiçando uma parcela da energia e pagando por isso!
A realidade das indústrias no Brasil é do famoso “puxadinho”. Em outras palavras, grandes investimentos em novos maquinários, equipamentos e tecnologias sem adequar a rede elétrica. Consequentemente, assistimos indústrias fazendo ligações “puxando dali para ali” e pagando energia excedente por desperdício, energia reativa, reduzindo a vida útil dos componentes e, por último, porém mais importante, o risco constante de incêndios.
– Conta-Covid: como driblar o aumento da tarifa
– TE e TUSD: entenda as tarifas da conta de energia
Dessa forma, um projeto de energia solar para indústria aproxima-se da real necessidade da SUA indústria, ou seja, dimensionado de forma altamente otimizada e eficiente.
Pois, o maior objetivo é a redução da conta de energia o máximo possível dentro das condições apresentadas no laudo de eficiência energética e área disponível
Fatores da rede elétrica
- Frequência de manutenção
- Adaptações incorretas para acomodar novos equipamentos sem realizar as devidas alterações na rede
- Sobrecarga de cabeamento
- Sobrecarga das fases
- Instalações muito antigas
- Subdimensionamento da rede
- Equipamentos pouco eficientes
- Equipamentos com excesso de avarias
Fatores ambientais
- Incidência de radiação solar
- Espaço físico em solo para acomodação dos painéis solares
- Espaço em cobertura e condições de infraestrutura para instalação de painéis em telhado
- Distância da rede de distribuição
Uso consciente da energia na indústria
Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria, a energia é dos principais insumos da indústria e os seus custos são decisivos para a competitividade do produto final.
Sendo assim, a CNI lançou uma cartilha com dicas práticas para o uso consciente da energia no setor industrial, ajudando o empresário a tomar as melhores decisões. Baixe no link: Eficiência Energética na Indústria. Entre nessa correte!
A Testari Energia desenvolve projetos de Eficiência Energética com diagnóstico de rede a fim de otimizar o sistema elétrico da sua empresa e com a implantação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaicas para indústrias e comércios.
Entre em contato conosco e converse com um especialista